Maria Montessori é nossa precursora. Ela resumiu sua vida em uma frase, sucintamente relembrada por seu neto, Mário Montessori Jr.: “Eu descobri a criança“. Ela é mundialmente conhecida por ter criado o método Montessori (chamado por ela de Pedagogia Científica) e ter revolucionado a forma como a criança é compreendida e respeitada. Em quase todos os países do mundo há escolas montessorianas e diversas iniciativas educacionais revolucionárias tiveram suas bases nas descobertas de Montessori. O recente documentário Educação Proibida figura diversas escolas montessorianas, entre aquelas que visita, e entrevista pelo menos cinco professores montessorianos.
Formada, em 10 de julho de 1896, Dr.ª Montessori foi trabalhar na Psiquiatria. Em diversas visitas a asilos, percebeu que o tratamento dispensado às crianças era desumano e, em sua busca por compreender as crianças e seu desenvolvimento, chegou aos escritos de Itard, acerca de Victor, o Menino Selvagem de Aveyron. Suas pesquisas sobre Itard a levaram a Séguin, estudioso das crianças portadoras de necessidades especiais e formas de tratá-las. Montessori encantou-se sobremaneira com as informações de Séguin sobre a sensibilidade sensorial da criança pequena e com os materiais que o pesquisador havia desenvolvido. Tão encantada que, manualmente, traduziu todo um livro de Séguin para o italiano, afim de absorvê-lo em sua completude. A partir do estudo da obra de Séguin surgiram muitos dos que seriam, mais tarde, os materiais de desenvolvimento, utilizados em salas montessorianas por todo o mundo.
https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+materiais+montessorianos&rlz=1C1CHBD_pt-PTBR783BR783&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=FppqT7N2-4s1KM%253A%252CLkbcL8cy1c7hlM%252C_&usg=__ypYaVDOwGH3PTO2aIWoy1Ll8TZM%3D&sa=X&ved=0ahUKEwjymo3a6c3ZAhVjplkKHaREDjIQ9QEIOjAI#imgrc=wW-HpXxzb5dULM:
Montessori envolveu-se com a Liga para a Educação de Crianças com Retardo (por forte que hoje nos pareça o nome, à época não seria considerado assim) e lá conheceu o médico Giusseppe Montesano, com quem foi escolhida para a co-direção de uma nova instituição: a Escola Ortofrênica. Ortofrenia é o nome que se dava aos processos de tratamento das necessidades especiais apresentadas pelas crianças. Nessa instituição, o trabalho prioritário era o treinamento de professores. Porém, na sala ao lado daquela destinada ao treinamento, ficavam as crianças retiradas dos asilos por Montesano e Montessori, e que eram, ao mesmo tempo, alunas e objetos de pesquisa.
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