quinta-feira, 12 de abril de 2018

Material único em sala de aula

                              


             Na sala de aula montessoriana há somente um único exemplar de cada material! Porque? Porque o material deve ser visto pela criança como algo valioso, que ela tenha a oportunidade de ter em mãos . Ela tem a sorte de poder trabalhar com ele, ela é somente ela naquele momento! De todas aquelas crianças, ela tem a possibilidade de ter aquele material! Esta experiência traz para a criança em questão, um sentimento de responsabilidade de ser único. O tempo com material é precioso e único! Este é o objetivo principal. 
                Claro que a criança pode trabalhar com esse material em grupo. Mas o principio permanece o mesmo. Naquele momento quem trabalha com material é aquele grupo, só ele e ninguém mais. Aqui o conceito é de "nós",o grupo, é acentuado. 
                 Como consequência deste contexto, a criança aprende a esperar! Esperar, capacidade está tão difícil nos dia de hoje, no método montessoriano é treinada dia a dia.Esperar e respeitar a vez, o tempo do outro, Respeito mútuo, socialização é o resultado. 
                 O cuidado com os objetos também é treinado através do material. O cuidado de não quebrar, de manter limpo, de manter por inteiro, sem a falta de peças, são capacidades aprendidas através desse método. Paralelamente a criança transmite esse cuidado de sala de aula para seus objetos pessoais em casa, assim como os objetos de casa em geral. A criança aprende o valor das coisas de uma forma positiva, cala e efetiva. Efetiva porque foi através de conclusões próprias, através da vivência dela, e não através de sermões dos pais, os quais a falta e experiência da criança, tem pouco significado. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os mandamentos de Maria Montessori para deixar crianças felizes

"A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixa-lá livre par se desenvolver." Maria Montessori 1 - Lembre-se sempre de...